sábado, 12 de setembro de 2009

TP6 ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM


Texto argumentativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um Texto Argumentativo tem como objetivo persuadir alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto. É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a idéia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.
O texto dissertativo-argumentativo geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a idéia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a idéia principal; e a conclusão. Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparação, dados históricos, dados estatístico, pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais , depoimentos - enfim tudo o que possa demonstrar o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. A conclusão pode apresentar uma possível solução/proposta ou uma síntese. Deve utilizar título e utilizar variedade padrão de língua.
A linguagem normalmente é impessoal e objetiva.

ESTRUTURA DO TEXTO ARGUMENTATIVO

OBJETIVO: CONVENCER O LEITOR
DE UM DETERMINADO
PONTO DE VISTA

- TESE -

PREMISSA => ARGUMENTOS => CONCLUSÃO

A tese normalmente é afirmada no titulo, introdução e conclusão do texto.
Na introdução, o autor apresenta a problemática e, geralmente, a revisão da situação anterior.
Para tal, são introduzidas afirmações e citações de fatos que constituem a argumentação básica para o autor afirmar seu ponto de vista e desenvolver os argumentos em favor de uma determinada tese, o argumento básico.
O texto apresenta também argumentos de outros níveis, utilizados para convencer o leitor da tese principal, funcionando como suporte. Muitas vezes, estes argumentos são introduzidos por polifonia (outras vozes de outros enunciadores).
Na conclusão, o autor reforça seu ponto de vista e/ou resume a discussão.
RESUMO DO TEXTO ARGUMENTATIVO
a) Introdução => defesa da tese (contextualização e ponto de vista);

b) Corpo do texto => Seqüência de argumentos (defesa da tese) informações de suporte relevantes (detalhes de apoio aos argumentos/ polifonia);

e) Conclusão => Resumo ou reforço da tese (o autor também lança outros questionamentos, os quais acha importante serem investigados em pesquisas posteriores).

Roteiro de Produção de fichamento/relatório
(apenas para compreensão)

1) Leia o título, o resumo, a introdução, os argumentos do autor no corpo de texto e a conclusão. Qual é a tese defendida? Qual é o ponto de vista do autor?

2) Releia o texto e identifique os argumentos que o autor utiliza para defender sua tese. Quantos são? Quais são?

3) O autor faz uso de informações suplementares para apoiar seus argumentos? Quais? Elas são importantes para a compreensão desses argumentos ou podem ser desconsideradas?

4) De que forma o autor conclui seu texto, através de resumo dos argumentos principais ou de reforço à tese defendida?

5) Como você avalia o texto? É pertinente, coerente no desenvolvimento dos argumentos, aplicável à realidade, compatível com seu conhecimento de mundo?

6) Redija seu fichamento/relatório, retomando essas informações.

7) Seu fichamento/relatório consegue recuperar todas essas informações? Você consegue identificar a macroestrutura do texto argumentativo, isto é, tese, premissa, argumentos e conclusão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário