quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TP1 - Linguagem e Cultura




Parabéns para a cursista Selma, da turma de Quarta feira


(prof. EdNobre) que trabalhou muito bem


as Unidades 1 e 2 do TP1.


Sua pesquisa contribuiu muito para a nossa reflexão


sobre o tema em questão.




Continuem conosco e não esqueça, dia 10 de Novembro temos um show de apresentações de encerramento do Programa GESTAR II,


em Imperatriz- 2009.


Abraços e sucesso a todos....


Feliz dia dos professores e segue um texto


em homenagem aos professores.....








Sou Professor!
(By: Ed Nobre)


Quem sou?
O que sou?

Sou sábio?
Sou mágico?
Sou palhaço?
Sou psicólogo?
Sou louco?
Sou ...?
Sou professor?

Mas o que é ser professor?

“Aurélio” define como:
Aquele ou aquela que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina,
Homem perito ou adestrado,
Aquele ou aquela que professa publicamente as verdades...

Outras definições de senso comum apontam o professor como:
acolhedor egoísta esperto preguiçoso aprendiz
mediador compulsivo nervoso amigo acuado despojado arrogante corajoso temperamental lento desafiador polêmico estressado inspirador antigo moderno cuidador talentoso valente fascinante

Quantas qualidades!!!!!!!

E você professor, professora, como se define?

Então! Veja! Você é assim! Você é muito mais!!!!
Você pode ser isto ou aquilo!
Você é uni, é multi, multifacetado.
Multifacetado de ideias, de sonhos, de personalidade
De motivação, de inspiração.

Eu sou professor!
Eu enfrento caminhos tortuosos.
Eu avalio minha prática educativa.
Eu sei que não basta decorar textos.
Eu sei que não basta conhecer apenas o livro do aluno.
Eu sei que é preciso conhecer as características dele.
Saber o que ele pensa sobre a leitura e a escrita,
Saber o que ele sabe de números,
Como desenvolve suas ideias.
Eu sei que é preciso conhecer as páginas do caderno de sua vida.


O professor e poeta Ed Nobre diz:
“O importante na caminhada do professor não é a qualidade de seu título, mas o reconhecimento de que constantemente aprende para ajudar o outro a aprender.”

E eu o que já aprendi?
_ O que sei meu Deus de Língua Portuguesa?
Completar com simples palavras as rasas e banais frases de minha vida?!
_ O que sei meu Deus de Matemática?
Que os números naturais não se juntarão e formarão altas cifras a meu favor?!
_ O que sei meu Deus de Geografia, História, Ciências, Química, Física, Economia?
_ O que sei meu Deus diante de uma platéia que diariamente espera novidades?
_ O que sei meu Deus diante de uma platéia que em um dia me aplaude e no outro de ignora, me devora?
­­_ Diante de uma platéia que cansada não deseja ouvir meus murmúrios e o meu silencio, pois a minha história de vida não lhe desperta interesse.

É feliz!
É feliz ‘O professor que reflete o que sabe.’
É feliz o professor ‘Que aprende o que ensina.’
É feliz ‘O grande professor’
‘O grande professor’ inspira.’
Inspira no aluno vontade, prazer, paixão pela escola.
O pequeno professor também inspira no aluno
vontade, prazer, paixão em manter-se distante da escola.

Você professor, professora é um grande ou um pequeno professor?

Acredito nas palavras de D. Pedro II:
“Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor, não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens para o futuro.”

Outro poeta nos diz:
“Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de viver não tem medo de ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver, educa.”

Sou professor, tentando amar
Percorrendo meu caminho
Refazendo meu destino
Na nobreza de educar

Assim sou eu
Sou sábio
Sou mágico
Sou palhaço
Sou psicólogo
Sou louco
Sou ...
Sou professor.

Outubro de 2009




O texto que se seue é de autor desconhecido.


Querido Mestre.

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,


Manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,


e manda dizer-te que foi porque tuas lições permaneceram


e houve mais alguém que superou a dor,


E manda dizer-te que foi a lembrançade tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre, de ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!


E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,


Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!


2 comentários:

  1. Olá amigos blogeiros! Para mim essa formação define-se em uma palavra: FASCINANTE! Além de contribuir amplamente para cada um de nós cursistas, ainda abre os olhos dos nossos alunos para a leitura e consegue tirá-los do arroz com feijão há tempos indigesto! Vou sentir falta quando terminar: companheiros, encontros, trabalhos... Vão deixar saudades ... Sarah Roberta

    ResponderExcluir
  2. SARAH....SEU DEPOIMENTO ESTÁ 'fascinante', confesso que vc contribuiu muito com suas falas e ações.....
    Abraços
    Ed Nobre

    ResponderExcluir